Que melhor maneira para começar do que com uma das nossas receitas favoritas - Polvos cabeçudos com conchas tricolores.
É um prato que nos faz lembrar o mar e os pratos que adoramos comer nos restaurantes por cima da areia da praia de Carcavelos.
![]() |
Polvos cabeçudos com massa "concha" tricolor |
A receita é do mais simples que se possa imaginar, mas funciona na perfeição. Por vezes, são nas receitas mais simples que se conseguem ir buscar os sabores puros com que sonhamos inúmeras vezes. Para 2 pessoas aconselhamos:
. 6 a 8 polvos cabeçudos pequenos e não amanhados - muito importante! (nós conseguimos arranjar no Jumbo do Barreiro Retail Planet e, muito sinceramente, nunca vimos em mais lado nenhum - já experimentámos com polvo normal, mas não fica bem a mesma coisa);
. 2 tomates, cortados em cubinhos;
. 2 cenouras fatiadas;
. 1 cebola média picada;
. 2 dentes de alho picados;
. vinagre balsâmico a gosto;
. molho inglês (umas gotas valentes);
. 1 a 2 piripiris;
. 300 gr de massa "concha" tricolor (aconselhamos a marca Ummm (?) do Jumbo, que tem, embora tendo um conteúdo em sêmola mais elevado que o normal, é muito saborosa!)
. salsa picada;
O tempo de preparação dos ingredientes mistura-se um pouco com a da confecção, e é de aproximadamente 40 a 50 minutos.
Começa-se por por os polvos a cozer inteiros, sem serem amanhados. Atenção: a nosso ver, isto é muito importante para se obter o sabor característico que se pretende num prato com sabor a "mar". Já cometemos o erro de pedir os polvos à funcionária do hipermercado e a dita sra. correr para os amanhar, o que altera completamente o resultado final. É a nossa opinião - experimentem e depois digam da vossa justiça! Os polvos cozem-se à parte, senão o sabor final do prato fica muito adulterado e com um sabor demasiado activo. Demoram entre 30 a 40 minutos, dependendo do tamanho - novamente, aconselhamos os polvos mais pequenos que achamos serem mais saborosos e tenros.
Ao mesmo tempo, começa-se a preparar o refugado com um pouco de azeite, ou um pouco margarina, a cebola e os alhos picados. Nesta altura adiciona-se sal a gosto - tenham atenção em não exagerar, que estes pratos ficam bastante apurados com facilidade, tanto que o sal é dispensável.
Quando a cebola se apresentar transparente, adicionam-se os tomates aos cubos e as cenouras em fatias fininhas, o vinagre balsâmico, o molho inglês e o piripiri. Tapa-se e deixa-se a apurar bem. Em aproximadamente 30 minutos, temos todos os legumes tenros e um saboroso molho que irá servir para cobrir a massa e os polvos.
Uns 30 minutos depois de se ter começado com tudo, coloca-se a massa a cozer em água abundante, com um pouco de sal e umas gotas de óleo. A massa só se coloca com a água a ferver e deve ser cozida sempre em cachão (ou seja, com a água a fervilhar no máximo). Preferencialmente, só se mexe na massa com utensílios de madeira, para não transferir algum sabor mais "metálico" para a água de cozedura. A massa deve ficar "al dente", porque ainda irá cozer uns 3 minutos extra (ver em baixo).
No fim de tudo, despeja-se a água de cozedura da massa e, na mesma panela, juntam-se a massa, os polvos e o molho. Dá-se uma mexida, acrescenta-se a salsa e passados uns 3 minutos está pronto a comer.
Bom apetite!
Estimativa calórica - aprox. 260 kcal / pessoa
Tempo de preparação - 50 minutos (médios)
Dificuldade - 2 / 5 (0 - mínimo, 5 - máximo dificuldade)
Pós-refeição - 3 / 5 limpeza
Sem comentários:
Enviar um comentário